domingo, 25 de janeiro de 2015

LOCAÇÃO DA OBRA

LOCAÇÃO DE OBRA


Locação de obra é a implantação de um projeto no terreno, de modo a
Determinar todos os pontos de referenciais necessários para a construção da obra.

Para o começo da locação é preciso que o terreno esteja liberado todas os serviços preliminares como demolição de antiga edificação material para a montagem do gabarito barracão pronto. Estar com os projetos de fundação, estrutural e projeto arquitetônico em mãos. Primeiramente é fazer o posicionamento do edifício ou residência dependendo do que irá fazer, não esquecer de conferir a escala e se estiver com o projeto com todas as cotas é melhor, mais nem sempre o projeto vai ter todas as cotas para que não se atrapalhe ande sempre com o escalímetro para tirar dúvidas pois a locação é a parte da execução de extrema precisão.
Existem dois processo de locação o de cavalete e o de tábua corrida.

Locação por cavalete: A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc.
Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o máximo rigor possível. A presença do engenheiro civil nesta fase deve ser constante.

Deve-se ter em mente que os elementos de locação deverão permanecer na obra por um tempo razoável, até que se possa transferir para a edificações pontos de referência definitivos



Locação por gabarito ou tabeira: Trata-se de uma fase fundamental da construção onde não se pode errar.
 
É quando se coloca no terreno a marcação da moldura e dos espaços do imóvel a ser construído.
A tabeira ou gabarito é montada com auxílio de pontaletes de madeira de 7,5×7,5cm ou 7,5×10,0cm, espaçados de 1,50 a 1,80m, nos quais são fixadas tábuas de 15 ou 20cm de largura, que servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados, que podem ser de arame recozido nº 18 ou fio de náilon.
A tabeira, devidamente nivelada, é colocada ao redor de todo o predio a ser locado, a aproximadamente 1,20m do local da construção e com altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,4m a 1,5m acima do nível do solo.
Há também quem defenda seu posicionamento de modo que fique com altura superior aos operários, para facilitar o tráfego tanto de pessoas como de equipamentos pela local da obra.



 fonte: http://www.fazfacil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário